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1. O que é o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)?

O Decreto 9.235, de 15 de dezembro de 2017 estabelece, entre as várias normativas expressas, as orientações e os procedimentos para a elaboração e análise do PDI. Neste documento, as instituições federais de ensino superior (IFES) apresentam a sua filosofia de trabalho, sua missão, as diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, sua estrutura organizacional e as atividades acadêmicas que desenvolvem e que pretendem desenvolver, geralmente para um período de cinco anos.

Dessa forma, o PDI compreende o planejamento acadêmico e de gestão da IFES, incluindo as diretrizes e políticas norteadoras para o desenvolvimento de ações de curto, médio e longo prazos, com foco no alcance da missão e da visão da instituição.

2. Qual a finalidade do PDI? Para que serve?

O PDI é considerado um documento norteador para o desenvolvimento de programas, projetos e iniciativas ao longo de um período determinado, em geral de 5 anos. O ciclo de vigência do PDI varia conforme a necessidade de cada IFES, e no caso da UnB, o novo PDI compreenderá um ciclo de 6 anos, considerando o interstício 2023 a 2028. Ao definir os eixos e a diretrizes de atuação da Universidade, o PDI é o documento que consolida o planejamento da Universidade e serve como um instrumento de gestão e avaliação da execução das políticas da Universidade nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, inovação e gestão.

2. Que temas estão compreendidos no PDI da UnB?

O PDI da UnB contempla as seguintes temáticas:

  • Perfil Institucional e Diretrizes Estratégicas: histórico, inserção geográfica, identidade estratégica e organização administrativa da UnB;
  • Desenvolvimento acadêmico: áreas de atuação acadêmica, corpo docente, corpo discente e políticas acadêmicas:
    • Ensino
    • Modalidade a Distância
    • Pesquisa
    • Inovação e Empreendedorismo
    • Extensão
    • Assistência Estudantil e Atendimento aos Discentes
    • Apoio ao Desenvolvimento Acadêmico
  • Eixos e Políticas Transversais:
    • Mobilidade Acadêmica e Internacionalização
    • Inclusão e Diversidade
    • Acessibilidade
    • Arte e Cultura
    • Infraestrutura Física e Tecnológica
    • Sustentabilidade Ambiental
    • Saúde, esporte e Lazer
    • Avaliação Institucional
    • Direitos Humanos, Cidadania e Responsabilidade Social
  • Desenvolvimento Institucional
    • Governança e Gestão Estratégica
    • Gestão Orçamentária, Financeira e Patrimonial
    • Segurança
    • Pessoas
    • Gestão da informação, comunicação diálogo e transparência
    • Apoio ao desenvolvimento institucional

Todas as temáticas descritas acima estão detalhadas no documento do PDI, incluindo as diretrizes para o desenvolvimento de programas, projetos e iniciativas em cada área.

2. Como é elaborado o PDI da UnB?

O PDI da UnB é elaborado, de acordo com o ciclo de vigência respectivo, por meio da participação de toda a comunidade universitária e da construção coletiva das políticas institucionais. As propostas são desenvolvidas a partir da atuação conjunta da equipe de coordenação e elaboração da Diretoria de Planejamento (DPL/DPO), a Administração Superior da UnB e as comunidades interna e externa, compreendendo a participação de docentes, discentes, técnicos-administrativos, estagiários, colaboradores terceirizados e membros da comunidade externa em geral.

Em conformidade com as melhores práticas adotadas pelas IFES e o cenário atual da Universidade, são definidas as etapas de elaboração, implementação e monitoramento do PDI da UnB. Em cada etapa, são desenvolvidas atividades de consulta à comunidade, workshops e coleta de informações. Após a sua elaboração, o documento do PDI tramita para apreciação no Conselho de Administração da Universidade e a versão aprovada é amplamente divulgada à comunidade.

5. Como é feito o monitoramento do Planejamento Institucional e do PDI?

Todo o processo de execução e implementação das políticas do PDI da UnB é monitorado periodicamente por meio do acompanhamento da execução dos objetivos e metas previstos, com a participação de todas as unidades envolvidas.
Dessa forma, por meio de consulta periódica às unidades responsáveis pela execução das metas e iniciativas do PDI, a Diretoria de Planejamento (DPL), unidade vinculada ao DPO, realiza avaliações parciais e anuais das metas previstas, identificando também as principais ações desenvolvidas durante o período de monitoramento, os fatores que contribuíram para o alcance das metas propostas e os fatores que dificultaram o alcance dos objetivos previstos.
Com isso, proporciona-se momentos de análise e reflexão acerca do andamento da execução das metas e de identificação das principais dificuldades e dos desafios encontrados durante todo o período de monitoramento. A partir desse levantamento, o DPO atua proativamente, auxiliando os gestores na proposição de ações que contribuam para o alcance dos resultados esperados e também indicando as revisões necessárias. Em nível estratégico, o desempenho das diretrizes institucionais também é avaliado, pois os resultados alcançados em cada unidade contribuem para a realização da missão e para o alcance da visão da Universidade de Brasília. Assim, são pontos fundamentais para a Instituição e também para o alcance das diretrizes institucionais constantes no Mapa Estratégico.

O produto das avaliações periódicas consiste no Relatório de Monitoramento. Para acessar os relatório de monitoramento clique aqui.

6. O que é o Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI)?

O Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI) está previsto no art. 16, II, do Decreto nº 5.773/2006 que estabelece a articulação entre o PPPI e o PDI, pois aquele é um dos elementos deste. Sua construção é obrigatória pela Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996

Diferentemente do PDI, o PPPI é um documento elaborado pela comunidade acadêmica, cujo objetivo é construir as diretrizes acadêmicas e suas prioridades. Para a UnB, muito além da premissa de ser uma instituição produtora de conhecimento, o PPPI deve ressaltar a importância da universidade em desenvolver suas atividades baseada nos valores da ética e respeito à dignidade humana. A partir desses princípios, e com esse compromisso em foco, a comunidade acadêmica responsável por sua elaboração deve empregar todos os esforços necessários para construção dos caminhos para uma nova universidade.

Para conhecer o PPPI da UnB, clique aqui.

7. Quando o planejamento da minha unidade será realizado?

O planejamento interno das unidades acadêmicas e administrativas é elaborado de forma descentralizada, por meio da iniciativa dos gestores de cada unidade. Para auxiliá-los na elaboração dos seus planejamentos internos, a Universidade, por meio da Coordenação de Planejamento e Apoio à Governança, em parceria com a Coordenadoria de Capacitação, oferta o curso "Planejamento Institucional na UnB". Para saber mais, clique aqui.

8. Como a comunidade universitária poderá contribuir para a construção do PDI?

Toda a comunidade universitária pode contribuir para a construção do PDI por meio de consulta pública e participação nas iniciativas presenciais e virtuais desenvolvidas ao longo do ciclo de vigência do PDI.