Notícias

Ideias devem ser encaminhadas até 31 de dezembro. Estudantes, professores, técnicos e público externo podem sugerir melhorias na UnB para os próximos anos.

As comunidades acadêmica e externa à Universidade de Brasília podem contribuir na construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Está aberta, até o dia 31 de dezembro, a consulta pública para a avaliação do documento. Esta é uma oportunidade para envio de propostas que apontem melhorias nas áreas acadêmica e administrativa da Universidade para o próximo quinquênio (2018-2022).

Para participar, basta acessar a página www.planejamentodpo.unb.br e clicar em Consulta Pública. O link redireciona para uma plataforma onde os usuários devem se cadastrar. Em seguida, os participantes poderão conhecer as seis temáticas contempladas no PDI e escolher uma ou mais delas para opinar. Os assuntos envolvem as áreas de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação, Gestão Institucional, Gestão de Pessoas e Infraestrutura.

A ferramenta funciona como uma rede social, na qual os participantes poderão enviar suas propostas e interagir com as demais, por meio de comentários, curtidas e compartilhamento de postagens. Haverá análise prévia das opiniões para publicação. As ideias mais curtidas pelos usuários serão visualizadas em um ranking. Na página, também estarão disponíveis informações sobre o plano, além do documento para baixar completo ou por partes, de acordo com cada um dos temas.

A reitora Márcia Abrahão destaca a importância do PDI diante da atual situação orçamentária e financeira da Universidade. "É fundamental que a UnB passe a ter um planejamento consistente e factível, principalmente neste momento de expressiva redução orçamentária."

Ela também lembra que, pela primeira vez, o documento está sendo construído com ampla participação da comunidade e incentiva o envolvimento de todos nesta etapa. "Professores, técnicos e estudantes de todos os setores puderam dar suas contribuições em workshops e poderão continuar a fazê-lo durante a consulta pública", ressalta.

As sugestões recebidas serão consolidadas, avaliadas quanto à viabilidade para execução e integradas ao PDI. “Vamos levar essas propostas para as unidades responsáveis a partir de 2018, para que elas desenvolvam ações para atender as demandas identificadas”, destaca a coordenadora de monitoramento da Diretoria de Planejamento do DPO, Rayanne Souza.

SOBRE – Em fase final de elaboração, o PDI é um instrumento de gestão que norteia os objetivos e princípios da Universidade no que diz respeito a filosofia de trabalho, missão, diretrizes pedagógicas, estrutura organizacional e atividades acadêmicas em cinco anos. A consulta pública é a penúltima etapa desse processo, que será finalizado com a aprovação do documento pelo Conselho de Administração (CAD). O novo plano terá vigência de 2018 a 2022.

Além da participação da comunidade na construção, o documento apresenta uma novidade. "Diferentemente do atual, o PDI 2018-2022 traz metas e indicadores para cada ano de vigência, o que é essencial para a avaliação das ações propostas e ajustes de melhoria, já a partir do ano que vem", detalha a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi.

>> Participe da consulta pública sobre o PDI

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

VÍDEO INSTITUCIONAL

• 11052017_reuniaodpo40_betomonteiro-4